Welcome to our website !

Olheiras: motivos, tipos e tratamentos

By 21:57

Oi pessoal, tudo bem ?
Vamos começar a semana falando sobre um assunto que incomoda a maioria das mulheres. As terríveis olheiras. Na hora da maquiagem, esconder as olheiras é fundamental e ao mesmo tempo um desafio. Escolher o tom certo do corretivo e aplicar da maneira correta, não é tão simples assim. Mas como prevenir e cuidar sempre é a melhor saída, vamos saber um pouquinho mais sobre esse assunto.


Segundo o nosso querido Dicionário Aurélio, as olheiras são manchas escuras ou azuladas que aparecem nas pálpebras inferiores, em consequência de enfermidade, insônia, cansaço físico ou mental. No entanto, essa é apenas uma breve explicação a respeito das olheiras, pois elas podem aparecer por motivos relacionados a vascularização e a pigmentação.

- Vascularização

Olheiras com tom arroxeado: algumas pessoas, por motivos genéticos, tem um número maior de vasos sanguíneos sob a pálpebra inferior. Como nessa região a pele tende a ser mais fininha, a visualização desses vasos é maior.

Olheiras acastanhadas: os vasos sanguíneos dessa região são mais estreitos e frágeis. O fluxo de sangue é lento, tornando comum o escape de células sanguíneas para fora dos vasos. Essas células de escape são destruídas pelo organismo, sobrando o produto das reações químicas envolvidas nessa destruição. Surge então a hemossiderina, um pigmento marrom. É o acumulo desse pigmento que acentua as olheiras.

Olheiras na época perto da menstruação são bem comuns devido a dilatação dos vasos.

- Pigmentação

Também por fator genético, algumas pessoas acumulam melanina na pálpebra inferior. A melanina por ser um pigmento acastanhado, escurece essa área.
A idade e a exposição ao sol, aumentam a quantidade de melanina de toda a pele, inclusive nessa região.

Alguns Tratamentos

Sabemos que existem várias receitinhas caseiras para amenizar as olheiras, então vamos destacar apenas 3.

  1. Compressas geladas com água, chá de camomila ou chá verde - O efeito, apesar de bom, é temporário. Essas compressas contraem os vasos e melhoram as olheiras causadas por excesso de vascularização.
  2. Uso de cremes - Existem várias opções, como clareadores, tensores, renovadores celulares e estabilizadores celulares, que melhoram a circulação e inibem os escape sanguíneo. Os efeitos dos cremes antiolheiras varia de pessoa para pessoa.
  3. Evitar o sol - O sol aumenta a quantidade de melanina por toda a pele, deste modo, a pigmentação das olheiras também aumenta.

Inúmeros fatores acabam influenciando as olheiras. Mas com algumas medidas básicas é possível amenizá-las.


Post baseado no livro " Sua pele sem segredos, por Lucia Mendel ".                                                            


0 comentários